Os sete cuidados ao usar o cartão de crédito

Não é raro encontrar pessoas que estão ou já tiveram problemas com o cartão de crédito. A facilidade para adquiri-los, utilizá-los bem como a aparente facilidade dos pagamentos mínimos escondem riscos que podem comprometer significativamente o bolso de muitos consumidores.

Para evitar que a prazeirosa atividade da compra se torne uma grande dor de cabeça, sugerimos aos internautas que acompanham nosso blog as seguintes dicas:



Prefira cartões sem anuidade: Anuidade é o valor cobrado ‘anualmente’ pelas operadoras de cartões em razão do serviço oferecido. Algumas dessas empresas liberam o cliente do pagamento da anuidade. Se sua condição financeira não permite esbanjar dinheiro, opte por uma dessas empresas e economize alguns reais.

Atenção às datas de vencimento: Esqueça o nome de sua sogra mas não deixe de pagar a fatura até a data de vencimento. O valor cobrado pelo atraso, especialmente nos cartões de crédito, é bem elevado.

Evite pagar o valor mínimo: Esse é um dos pecados mais cometidos pelos consumidores, principalmente jovens e público que utiliza dos serviços de cartão de crédito pela primeira vez. O pagamento do valor mínimo, na prática, só tem uma finalidade: proporcionar para a empresa o ganho de um bom lucro em cima de sua falta de planejamento financeiro. Paga-se o mínimo no primeiro mês, o mínimo no segundo e, em pouco tempo, aquele mínimo se tornou o máximo que o consumidor pode comprometer seu orçamento de forma segura. Deve-se controlar sempre o uso do cartão para que, ao final do mês, seja possível quitar a fatura mensal sem deixar um centavo para depois.

Pesquise na internet se a empresa que fornece o serviço não é objeto de reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor e sites especializados: Muitas vezes o consumidor só descobre que contratou o serviço de uma péssima empresa quando ele está com problemas. A internet é uma ótima ferramenta para pesquisar não só preços melhores como também qual é aquela empresa mais indicada para atender suas expectativas sem frustrações. Um bom começo nessa pesquisa são os sites de órgãos como o PROCON e sites especializados tal qual o Reclame Aqui.



Verifique todos os itens descritos na fatura: A maior parte dos clientes não checa para ver o que é cobrado em cada fatura do cartão. Analise cuidadosamente pois falhas no sistema das empresas de cartão de crédito podem não gerar o lançamento de parcelas de forma adequada. Isso pode implicar em pagamentos de valores não consumidos ou cobrados por duas vezes que o consumidor, por vezes desatento, acaba nem se dando conta.

Não empreste o cartão de crédito a ninguém: Já dizia o poeta: ‘Dinheiro na mão é vendaval....”. Cartão é como mulher e carro: não se divide com ninguém. Várias são os relatos de consumidores exemplares que emprestaram o cartão para amigos e depois acabaram com o nome inscrito nos sistemas de proteção ao crédito, os populares SPC e SERASA.

Guarde em local seguro os números do cartão e da Central de Atendimento: Esse procedimento pode ser adotado inclusive com todos os seus documentos. Isso evita problemas e dificuldades na hora do cancelamento e registro de ocorrência policial em razão de roubo ou perda do cartão.



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